evden eve nakliyat evden eve nakliyat nakliyat istanbul evden eve nakliyat depolama evden eve nakliyat

evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat nakliyat nakliyat firmaları nakliye depolama istanbul evden eve nakliyat evden eve nakliyat nakliyat

evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat nakliyat nakliyat firmaları nakliye depolama istanbul evden eve nakliyat evden eve nakliyat nakliyat

evden eve nakliyat nakliyat istanbul evden eve nakliyat depolama nakliyat şişli evden eve nakliyat evden eve nakliyat nakliyat istanbul evden eve nakliyat

evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat nakliyat nakliyat firmaları nakliye depolama istanbul evden eve nakliyat evden eve nakliyat nakliyat

evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat nakliyat nakliyat firmaları nakliye depolama istanbul evden eve nakliyat evden eve nakliyat nakliyat

evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat nakliyat nakliyat firmaları nakliye depolama istanbul evden eve nakliyat evden eve nakliyat nakliyat

evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat nakliyat nakliyat firmaları nakliye depolama istanbul evden eve nakliyat evden eve nakliyat nakliyat

evden eve nakliyat evden eve nakliyat nakliyat istanbul evden eve nakliyat depolama evden eve nakliyat

evden eve nakliyat evden eve nakliyat nakliyat istanbul evden eve nakliyat depolama evden eve nakliyat

evden eve nakliyat evden eve nakliyat nakliyat istanbul evden eve nakliyat depolama evden eve nakliyat De injogável a recordista de vendas, CS Global Offensive completa cinco anos

Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Notícias
  • De injogável a recordista de vendas, CS Global Offensive completa cinco anos

evden eve nakliyat evden eve nakliyat nakliyat istanbul evden eve nakliyat depolama evden eve nakliyat

De injogável a recordista de vendas, CS Global Offensive completa cinco anos

Hoje consolidado como um dos principais jogos dos esportes eletrônicos, o Counter-Strike Global Offensive demorou a cair nas graças do público e dos pro-players. Lançado em 21 de agosto em 2012 - e portanto completando cinco anos -, o jogo recebeu muitas críticas no início e só alcançou o sucesso após a desenvolvedora, Valve, intervir com atualizações e suporte ao cenário competitivo.

Revelado em agosto de 2011, o CS:GO começou a ser desenvolvido um ano antes, em março de 2010. A ideia inicial era que o jogo fosse somente uma versão do Counter-Strike Source voltada para videogame. Mas, como a Valve viu potencial no título, decidiu que o Global Offensive não seria apenas uma extensão de outro, e sim um jogo completo.

Para o vice-presidente da Valve, Doug Lombardi, o "novo CS" vinha com a promessa de "expandir e entregar a todos os jogadores a premiada jogabilidade da série Counter-Strike, que nos últimos 12 anos continuou a ser um dos jogos mais populares do mundo, liderando torneios competitivos e vendendo mais 25 milhões de unidades em todo planeta, durante toda a franquia", disse o executivo, na época do lançamento.

O período de testes começou em outubro de 2011. Inicialmente, só tiveram acesso à versão beta os cyber-atletas convidados pela Valve e aqueles que ganharam chaves do jogo em eventos. No mesmo mês, duas partidas de exibição com a presença de profissionais foram realizadas no Global Challenge New York, evento válido pela 6ª temporada da Intel Extreme Masters (IEM).

O primeiro contato do público com o CS:GO não foi bom, e grande parte da comunidade criticou bastante o jogo por conta da difícil jogabilidade e da mecânica que não se parecia com a do CS 1.6, versão mais popular da franquia em todos os tempos. Entre os críticos, renomados jogadores profissionais como o polonês Jakub "kuben" Gurczyński, campeão de importantes torneios como World Cyber Games (WCG), em 2006, 2009 e 2011, e Electronic Sports World Cup (ESWC), nos anos de 2008 e 2009.

Em uma entrevista ao site HLTV.org, em março de 2012, o jogador fez duras críticas ao "novo CS". "CS:GO é injogável. Tudo lá é tão aleatório. Você não precisa ser perfeito e treinar por horas, como no 1.6, para ser o melhor", analisou kuben. Questionado, na época, se tinha medo sobre o fim da era do CS 1.6, o pro-player disse que "não" e que esperava "que desenvolvam o 1.6 com melhores gráficos e com a mesma engine".

Tomi "lurppis" Kovanen também não poupou a Valve e o CS:GO de críticas, ainda durante a fase de testes do jogo. O finlandês apontou problemas nos mapas desenvolvidos para o "novo CS" e no recoil das armas. Contudo, na visão do jogador, esses não eram os principais defeitos do game, mas sim a falta de sensibilidade da desenvolvedora em escutar os cyber-atletas.

"Qual é o meu problema [com o CS:GO]? Eles clamam pela opinião dos profissionais do CS 1.6, com objetivo de criarem um bom jogo e atrair os jovens, para que comprem o game e pratiquem na esperança de se tornarem bons. Mas essa é uma mentira de 110%. Esse é o meu problema. Ou ouça-nos, ou pare de mentir para o público", esbravejou lurppis em entrevista ao PC Gamer, também em março daquele ano.

Leia também: Atualizações e apoio a torneios impulsionaram CS:GO, dizem personalidades (clique aqui)
Leia também: Relembre os 11 majors de CS:GO disputados até hoje (clique aqui)
Veja também: Confira vídeos de jogadas marcantes no CS Global Offensive (clique aqui)

csgo-inicio-tela-divulgacao
Counter-Strike Global Offensive foi lançado em 21 de agosto de 2012 (Foto: Divulgação)

Até o lançamento da versão final, em agosto de 2012, mudanças foram realizadas, mas não na quantidade necessária para cessarem as críticas. A cada atualização pós-lançamento, o CS:GO tomou corpo e, à medida que os eventos de e-sport passaram a adotá-lo, caiu nas graças do público.

Os elogios surgiram aos poucos, sempre quando a desenvolvedora trazia grandes novidades, como o sistema de matchmaking, o ranqueamento dos jogadores e a possibilidade de compra e venda de skins para as armas, ou quando foram realizadas mudanças que impactaram positivamente o gameplay do CS:GO, como a atual mecânica de arremesso de bombas, a revisão geral dos armamentos e as melhorias nos mapas e na movimentação dentro do jogo.

csgo-menu-compra-reproducao
CS:GO passou por mudanças desde o lançamento, como no menu de compras (Foto: Reprodução)

Já com o game tendo boa jogabilidade, o foco dos cyber-atletas mudou para o estado do cenário competitivo, que à época não tinha grandes campeonatos. No primeiro ano de CS:GO lançado, por exemplo, dez torneios a nível mundial foram realizados, sendo que nenhum deles teve premiação acima de US$ 50 mil.

Hoje à frente do SK Gaming, o brasileiro Gabriel "FalleN" Toledo foi um dos que bradaram pela ajuda da Valve no cenário competitivo, na época. Em junho de 2013, em publicação no próprio blog, o jogador disse que "esperava muito mais do CS:GO e do desenvolvedor por trás do jogo. Eu esperava algum incentivo para que todos desejassem mudar de jogo, ao invés de serem forçados a fazer isso porque não há outra opção".

"Torneios internacionais? Eles ainda estão acontecendo, mas não tão grandes como eram [na época do CS 1.6], mas eles ainda não têm o apoio da Valve. A falta de apoio da Valve nos afeta diretamente. A comunidade está buscando alternativas e quantos jogadores já decidiram mudar de modalidade? Está é uma declaração de alguém que experimentou coisas maravilhosas graças a este jogo, de alguém que sabe que muitos outros passaram pelo mesmo", escreveu o capitão.

Poucos meses após o clamor dos cyber-atletas, a desenvolvedora revelou a primeira ação de suporte aos torneios. Com a atualização "Arms Deal", em outubro de 2013, que lançou o comércio de skins de armas, a Valve anunciou que iria reverter uma parte do valor de todas as negociações para as competições. Assim nasceram os majors, sendo o primeiro deles a DreamHack Winter 2013, que, com a ajuda da comunidade e da empresa, teve premiação de US$ 250 mil.

Daí em diante, tanto o CS:GO como o competitivo do jogo não pararam de crescer. Os números alcançados pelo "novo CS" nos primeiros cinco anos são impressionantes.  São as 24,9 milhões cópias do Counter-Strike Global Offensive vendidas até 2016, conforme levantamento pelo site SteamSpy. Com isso, o jogo desenvolvido pela Valve tornou-se o mais vendido para PC de todos os tempos, superando o Minecraft, que vendeu 24,5 milhões de unidades.

fiflarem-dreamhack-csgo-hltv-org
Fiflaren na DreamHack Valencia 2012, um dos primeiros torneios a ter CS:GO (Foto: HLTV.org)

Já se tratando do cenário competitivo, o estado atual é bastante diferente do vivenciado nos primórdios da modalidade. Além dos majors, que são considerados os mundiais, há também os minors, criados no fim de 2015 com o objetivo de dar oportunidade a jogadores que não participam de eventos maiores de se destacarem no cenário internacional. Estes campeonatos servem como seletivas para aqueles que recebem apoio da Valve e possuem premiação de US$ 50 mil.

Ao todo, 11 majors já foram realizados desde 2012. Juntos, distribuíram US$ 5,5 milhões em prêmios. Nos oito primeiros meses deste ano já foram realizados 12 torneios de grande expressão, mais do que em todo o primeiro ano do CS:GO. Se na época a maior premiação não passou dos US$ 50 mil, o menor prêmio de uma competição disputada em 2017 foi de US$ 125 mil e o maior, de US$ 1,5 milhão.

csgo-bonecos-correndo-divvulgacao
Counter-Strike Global Offensive tornou-se jogo mais vendido da história (Foto: Divulgação)

História do Counter-Strike

Um dos maiores jogos de computador da história nasceu de maneira inusitada. O Counter-Strike, inicialmente, era pra ser apenas uma modificação de outro título, o Half-Life, da Valve, sendo desenvolvido por Jess Cliffe, que deu o nome ao jogo, e Min "Gooseman" Le, programador que ficou bastante conhecido por, sozinho, ter criado dois mods bastante populares para Quake e Quake 2.

A primeira versão beta do CS foi lançada em junho de 1999, com o jogo sendo atualizado semanalmente. Após um longo período de testes e 19 importantes atualizações, a versão final foi lançada em novembro de 2000, já sob a tutela da Valve e com o nome de Half-Life: Counter-Strike, que ficou conhecido como CS 1.0.

De lá para cá, o jogo teve outras nove versões, sendo o CS 1.5, lançado em 2002, e o CS 1.6, que veio a público no ano seguinte, as de maior destaque. O Counter-Strike 1.6, inclusive, foi a versão do jogo que mais marcou os jogadores, perdurando até a popularização do CS:GO.

Datas de lançamento das versões do Counter-Strike:
CS 1.0: 8 de novembro de 2000
CS 1.1: 10 de março de 2001
CS 1.2: 12 de julho de 2001
CS 1.3: 19 de setembro de 2001
CS 1.4: 24 de abril em 2002
CS 1.5: 12 de junho de 2002
CS 1.6: 15 de setembro em 2003
CS Condition Zero: 21 de março de 2003
CS Source: 11 de agosto de 2004
CS Global Offensive: 21 de agosto de 2012


Veja também:


Tags: csgo, Counter-Strike Global Offensive, csgo5anos